DESDE 1959
Estávamos em 1959, a corrida ao espaço e os primeiros passos da rádio e televisão portuguesa (RTP) ocupavam as conversas do quotidiano.
Celso Almeida Guimarães, ex emigrante em terras africanas, concretiza um sonho antigo e funda o Café Tropical. Foi num Verão quente, contrariado com bebidas frescas e uma gentil esplanada por debaixo de duas tileiras. Natural de Serrazes, além das bagagens, trouxe consigo alguma da cultura e vivências por terras africanas. O fino era pela primeira vez servido aos sampedrenses, a cerveja à pressão, até à altura totalmente desconhecida, era finalmente uma realidade ao balcão. De boca em boca, o passa a palavra, o espaço começa a ser concorrido. Os jovens Carlos Manuel Almeida e António de Oliveira Guimarães foram os primeiros funcionários do estabelecimento. Além de sugerir, António de Oliveira Guimarães também empregou a sua capacidade de gerir. Com autencidade e capacidade de gestão, formalizou uma sociedade com Manuel Quintela e João Martins, fundando a Martins Quintela & Guimarães.

A necessidade básica do coração humano durante uma grande crise é uma boa xícara de café quente.

O cliente rapidamente passa a ser um amigo. António de Oliveira Guimarães continuou a dinamizar o espaço com novidades e, mais tarde, acabou por comprar todas as cotas. Entre histórias, memórias, leituras e assinaturas, o Café Tropical passa a ser um ponto de encontro. Rola a bola, e com o 1, X ou 2, o Totobola também passa a ser uma novidade, passando o Café Tropical – registado com o número 92 – a ser um dos primeiros mediadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), atualmente jogos santa casa. O brinde do copo e do sorteio, uma rodada e uma jogada, o Totoloto, o Loto 2, a Raspadinha e o Euromilhões surgem como apostas.
O Café Tropical foi passando de geração em geração, mantendo os petiscos afamados com sabor a tradição. Do produtor até São Pedro do Sul, o Queijo da Serra. O sabor original do prestigioso café Delta Ruby, juntamente com a célebre pastelaria regional.
Por aqui passam músicos, poetas, cantores, escritores e pintores. A cultura em contraste com o bom vinho, os mariscos variados, a bifana, a francesinha, a tábua de salgados, os pratos do dia, entre outros.
Tudo servido de forma generosa, sem igual, porque o que nos caracteriza há mais de 60 anos é ser o Café Tropical.